Trabalhadores da área do Saneamento e do Meio-Ambiente, de 16 estados e do Distrito Federal, se reuniram no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 19 de outubro para debater as demandas da categoria frente aos ataques do governo golpista. A CTB esteve presente na atividade com seu presidente estadual (RJ), Ronaldo Leite, e seu dirigente nacional Nivaldo Pereira. Paulo Sérgio Farias, Secretário de Comunicação e Imprensa da CTB-RJ e dirigente do Sintsama, foi um dos coordenadores da atividade.

   Em debates qualificados, os trabalhadores celebraram as vitórias conquistadas na última década como a criação do Ministério das Cidades pelo Governo Lula, as leis 11.107/2005, a lei 11.445/2007, os investimentos do PAC e tantas outras medidas que fortaleceram as empresas estaduais, mas demonstraram preocupação com os rumos do país após o golpe que colocou forças reacionárias e privatistas novamente no poder.

   Num clima de bastante unidade, os trabalhadores repudiaram a diminuição, ou até mesmo a paralisação, dos investimentos na área do Saneamento e classificaram as ameaças de privatização de empresas do setor como “parte integrante do desmonte do estado brasileiro”. A edição da MP 727/2016, que instituiu o Programa de Parceria de Investimentos (e se converteu, posteriormente na Lei 13.334/2016) foi duramente criticada por resgatar a política de privatizações derrotada no governo FHC. De acordo com Paulo Sérgio Farias, “essa MP naturaliza o que há de mais estratégico e ideológico no projeto político-econômico que está por detrás do golpe. É o sonho de consumo dos neoliberais, representado a retomada do Estado que lhes interessa, que é aquele que abre caminhos para seus lucros, rebaixa seus custos sociais e trabalhistas, e, ignora condicionantes ambientais e sociais”. Com a MP, convertida em Lei, o governo golpista reedita o Programa Nacional de Desestatização (Lei 9.494/1997), o que aponta um horizonte de grandes retrocessos para o Brasil.

Para fazer frente a essa ameaça, as .......   (Clique aqui para ver o texto inteiro)

  • Recomende (compartilhe) ou Curta esta Postagem.

Nossa rede social:

Clique acima para Edição Atual

NASCENTE