top of page

História do SINTSAMA RJ

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região – Sintsama – foi criado em 1° de Agosto do ano de 2000, a partir da divisão dos dois ramos de produção distintos que estavam organizados no antigo e combativo Sindicato dos Trabalhadores dos Trabalhadoras nas Industrias Urbanas do Rio de Janeiro – STIURJ – mais conhecido no meio sindical como Sindicato dos Urbanitários , que existia desde o ano de 1932. Estes dois ramos eram o setor elétrico e saneamento e meio ambiente.

A criação do Sintsama seguiu um rito já em curso em alguns estados brasileiros, que já haviam iniciado esta experiência e consolidavam a proposta de construir a identidade a nível nacional do ramo de saneamento ambiental.  Sendo assim, a entidade foi instalada no Estado do Rio de Janeiro, que organiza a luta da maioria dos trabalhadores das Empresas que atuam neste ramo importante para o desenvolvimento do Estado.

A história da criação do Sintsama também se confunde com a luta do povo brasileiro, na ampliação dos espaços democráticos, no fortalecimento do ramo ambiental, como de importância estratégica e soberana do povo brasileiro e em especial dos trabalhadores que sempre lutaram contra a exploração pelo sistema capitalista dos recursos naturais e da biodiversidade que o Brasil dispõe em grande abundância. Neste capítulo merece destaque a luta incansável contra a privatização da água.

O Sintsama foi fundamental para derrotar o PL 4147/01. Este Projeto de inspiração neoliberal privatizava a nível nacional a água e praticamente entregava este importante recurso brasileiro nas mãos das empresas estrangeiras. E dentro deste esforço nacional de preservar este valioso patrimônio, o Sintsama também deu sua contribuição para a criação do arcabouço jurídico institucional do marco regulatório existente.

Nossa rede social:

Eleição 2023.png
Notíciais da sua Empresa.png
Nascente 245.jpg

NASCENTE

Clique acima para Edição Atual

Arquivo de Notícias
bottom of page