05/06/2018

Dia Mundial do Meio Ambiente: água para todos

 

Nesta terça-feira, dia 5, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi estabelecido na Conferência de Estocolmo. Neste ano o tema é a poluição plástica, que prejudicam nossas águas.

 

A data contribui para chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. A água, por exemplo, é um bem essencial para a vida. Por isso, é importante preservar nossas reservas, garantindo uma água de qualidade para a população.

 

Neste sentido, o Sintsama-RJ chama a atenção para a necessidade de termos uma Cedae pública, estatal e indivisível, que garanta o acesso à água limpa para o povo do Rio de Janeiro.

 

O objetivo da ONU Meio Ambiente é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis. Em 2018, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a data soma esforços à campanha #MaresLimpos, para combater o lixo marinho e mobilizar todos os setores da sociedade global no enfrentamento deste problema, que se não for solucionado poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050.

 

Segundo as Nações Unidas, a poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Por ano, são consumidas até 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta.

 

Ainda segundo a ONU Meio Ambiente, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contêm microplásticos. De acordo com o organismo internacional, metade do plástico consumido no mundo é descartável e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, afetando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção.

 

Dados da ONU

  • Recomende (compartilhe) ou Curta esta Postagem.

Nossa rede social:

Clique acima para Edição Atual

NASCENTE